sábado, 29 de maio de 2010

Cuidar da saúde é também Cuidar das Emoções!



A OMS (Organização Mundial de Saúde) define saúde como “bem estar biopsicossocial do homem”, isto quer dizer que estar saudável vai muito além de manter o corpo físico em ordem, pois, somos muito mais do que corpo físico, somos pensamentos, sentimentos e emoções. E nesse sentido, a relação das emoções com a saúde ou doença, vem sendo estudada desde 377 a.C com Hipócrates até os tempos de hoje com advento da PSICOSSOMÁTICA (psico= alma e soma= corpo) A partir destes estudos, a doença pode ser entendida como um DESIQUILIBRIO, não só de um órgão específico, mas da totalidade do homem. Apesar da descrença de muitas pessoas, atualmente estudos científicos comprovam e atestam esta conexão.

Não se pode negar que nossa vida é movida por emoções agradáveis e/ou desagradáveis. Alegria, medo, raiva, amor, mágoa batem a nossa porta várias vezes em um único dia. Uma única emoção é responsável por desencadear diversas reações comportamentais assim como fisiológicas. As reações frente as emoções vão depender de pessoa para pessoa. Por exemplo, uma pessoa com raiva pode se afastar de todos e ficar sozinha ‘remoendo’ o fato, assim como outra pessoa com a mesma emoção ter uma atitude explosiva e gritar até com pessoas que não tem nada a ver com o conflito. Mas independente da reação, as emoções sempre irão motivar nossa conduta na vida e cada acontecimento vivido deixa no corpo sua marca profunda. Por isso elas têm um papel fundamental no estado saúde-doença. Agora tente fazer uma análise de quais foram as emoções que você vivenciou neste último mês. Perceba se são mais negativas do que positivas. Se a resposta for que as emoções negativas foram mais freqüentes, então, cuidado, pois você pode correr um maior risco de adoecer. Tudo por que a interação entre corpo e mente se dá por meio de uma intrincada rede de hormônios, proteínas e neurotransmissores que não cessam de interagir. E que no caso de uma emoção negativa em excesso pode até comprometer o sistema imunológico, abrindo portas às doenças.

Hoje em dia há dados suficientes para podermos afirmar que as emoções positivas potencializam a saúde, enquanto as emoções negativas tendem a comprometê-la. Segundo cientistas, nós mesmos temos poderosas ‘armas’ nas mãos para nos proteger contra o ataque das doenças e não nos damos conto. São elas:

FÉ: Desencadeia no organismo reações semelhantes a de emoções como afeto, amor e tranqüilidade. Pesquisas em todo mundo já comprovam o benefícios concretos da fé na saúde física e psicológica , como: longevidade, qualidade de vida, prevenção de doenças, recuperação de cirurgias.

MEDITAÇÃO: Estudo recente submeteu pacientes cardíacos à meditação e comprovou que eles tiveram uma redução da pressão arterial.

BOM HUMOR: O riso (sincero) e o bom humor aumentam a atividade das células tipo “natural Killer”, importantes na imunidade contra tumores, ao mesmo tempo em que os estados depressivos enfraquecem esse aspecto da defesa orgânica.

EXERCÍCO FISICO: Além de proporcionar qualidade de vida, libera neurotransmissores, como a endorfina e serotonina, produzindo um estado de prazer, disposição e a regulando o humor.

EXPRESSAR SENTIMENTOS: Comportamentos contidos demais favorecem as doenças. Entender e expressar as emoções é a melhor forma de se proteger.

AUTOCONHECIMENTO: Em pesquisa recente publicada no JAMA (Jornal da Associação Médica Americana) 1.000 pacientes, entre 35 e 59 anos, vítimas de infarto que exerciam funções com grande demanda emocional mostraram-se duas vezes mais predispostas a sofrer um novo evento. Nesse sentido, a psicoterapia auxilia o paciente a se auto-conhecer como também a reconhecer as emoções que podem vir a prejudicar sua evolução pessoal e profissional, não com objetivo de eliminá-las, por que é impossível, mas de aprender lidar e negociar com elas.

Estes são alguns dos considerados MEDICAMENTOS NATURAIS. São naturais, pois não são comprados em farmácias por que temos internamente, só nos resta reconhecer, desenvolver e exercitar todos os dias! Nunca é tarde para começar.!



fonte da imagem: http://www.cuidebemdevoce.com/resources/yoga-floraisonline.JPG

Nenhum comentário:

Postar um comentário