sexta-feira, 4 de junho de 2010

TPM- EMOÇÕES A FLOR DA PELE


A tensão pré menstrual (TPM) é caracterizada como o período que antecede a menstruação ( 7 a 15 dias antes do sangramento) onde há a presença não só de sintomas físicos como inchaço, cólicas, dores no corpo e de cabeça, mas também sintomas emocionais. 95% das mulheres possui ao mesmo tempo manifestações físicas e emocionais. A forma mais severa da TPM é conhecida como Síndrome Disfórica Pré-Menstrual (SDPM) e apresenta impacto negativo na qualidade de vida da mulher, afetando as relações, as atividades sociais e a produtividade profissional. Atualmente, o diagnóstico é confirmado quando a paciente apresenta cinco sintomas físicos ou emocionais, sendo um deles obrigatoriamente emocional, em pelo menos sete ciclos dos últimos 12 meses. Mas se você já se identificar com pelo menos 5 destes sintomas emocionais elencados abaixo em pelo menos 5 ciclos, pode-se considerar que sofre de TPM:

1. Humor deprimido
2. Raiva ou Irritabilidade
3. Dificuldade de concentração
4. Insônia ou Hipersonia
5. Aumento do apetite
6. Sensação de falta de controle sobre si mesma
7. Falta de interesse pelo que costuma gostar de fazer
8. Ansiedade extrema


Com relação aos sintomas emocionais, a presença ou ausência e a intensidade varia de caso para caso, mas a maioria das mulheres (85%) apresenta maior sensibilidade emocional neste período. Mulheres que já tem um histórico familiar de problemas emocionais ou que são já diagnosticadas como depressivas, ansiosas, humor instável (ou outra doença psicológica) estão mais propensas a TPM.


Devido à oscilação de hormônios (próprias da fase que antecede a menstruação) somada a sua propensão para doenças emocionais, algumas mulheres ficam melancólicas ou depressivas, onde a única vontade é de dormir e chorar. Já outras ficam agressivas, ansiosas e elétricas, gritam com todo mundo, comem demasiadamente e sempre acordam de mau humor. Nessa fase os alimentos ditos “calmantes” são o alvo prediletos das mulheres como chocolates e doces que são ingeridos, muitas vezes, compulsivamente. Deve-se salientar também que mulheres que na TPM tem seus sintomas físicos fortes, por exemplo cólicas muito intensas, tendem a ficar mais vulneráveis emocionalmente devido a dor.


Já existe uma pesquisa científica que revela que as queixas à TPM podem ser maiores no Brasil do que em outros países, assim como as mulheres brasileiras sofrem mais desta tensão do que as européias ou as norte-americanas, provavelmente por que a mulher brasileira moderna desempenha diversos papéis ao mesmo tempo, ou seja, não quer “perder tempo” preocupando-se com sintomas e está mais estressada e sobrecarregada, fatores que acentuam sintomas.


A TPM afeta a qualidade de vida e o dia-a-dia das mulheres O impacto da TPM nas atividades diárias é maior quando os dois sintomas estão presentes. Devido a intensidade dos sintomas, a TPM afeta as relações amorosas (ciúmes, baixa libido, impulsividade, etc), os relacionamentos familiares (instabilidade do humor, baixo grau de tolerância, etc) e também profissionais (falta de concentração, de interesse pelo trabalho, descontrole das emoções, etc). Para lidar com tudo isso é preciso negociação. A mulher deve buscar alternativas para controlar os sintomas, mas também é importante que o companheiro (ou até mesmo a família) busque informações sobre essa fase que a mulher passa todo mês, para que possa compreendê-la melhor.

SOS TPM



Algumas atitudes podem aliviar os sintomas da TPM, comece agora as mudanças de hábito para que no próximo mês você perceba a diferença!



Alimentação balanceada rica em frutas e verduras e durante o período de TPM, trocar o chocolate por banana ou gelatina diet (que é doce, mas menos calórica), diminuir sal, café e álcool

  • Fazer exercícios físicos regularmente (principalmente aeróbicos)


  • Se presenteie de presente momentos de relaxamento


  • Caso não consiga controlar os sintomas sozinha, peça ajuda! Procure um profissional psicólogo para tratar e cuidar de suas emoções!


  • Se os sintomas forem insuportáveis e estiver dificultando a sua evolução profissional e prejudicando suas relações pessoais, procure seu médico. Existem medicamentos eficazes que aliviam os sintomas da TPM.



    FONTE DA IMAGEM: http://50minutos.files.wordpress.com/2009/05/013.jpg
  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário