segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

COACHING X ZONA DE CONFORTO




Estamos quase no fim do mês de janeiro de 2013... Ainda estão bem VIVOS os pedidos, desejo, objetivos e metas que traçou para alcançar este ano? Se permitirmos, com o tempo,  apagamos (ou tornamos menos forte) o fogo de nossos desejos, pois nos acomodamos, desfocamos das prioridades e quem ainda não visitou a tal da ‘zona de conforto’ que atire a primeira pedra.
Vivemos em uma sociedade onde o comodismo e a comodidade advinda das tecnologias imperam. Lá onde tudo é automático, rotineiro e as coisas não acontecem, lá é a zona de conforto. Lá o ESFORÇO é visto com maus olhos, quase sinônimo de castigo. Enfrentar o desconhecido, a luta, o incomodo, o sofrimento, a motivação e o suor  fazem parte de outra zona: A ZONA DE APRENDIZAGEM. Quando aprendemos, suor tem gosto de sucesso. O valor que damos as coisas está atrelado ao esforço que tivemos para conquistá-las. Por isso, para ir de encontro ao seu objetivo é preciso acionar o botãozinho que existe aí, em algum lugar em você, que leva o nome de TBC segundo meu professor de Coaching Ronald Pantin (tradução: Tirar a Bunda da Cadeira).
Com certeza você tem desejos, sonhos e objetivos, certo? Sabe o caminho que deve seguir para alcançá-los? O caminho a ser seguido quase sempre parte de uma lógica: quero minha casa própria, tenho que economizar e fazer um planejamento financeiro. Mas, se é tão lógico assim, qual é a razão de haver tanta insatisfação e frustração no que se trata ao alcance do objetivo?
Você concorda que a principal razão da infelicidade ou é ausência do ‘desejar’ ou é não alcançar o que se deseja? Desenvolver liderança, emagrecer, empreender uma grande mudança na vida, um namorado (a), um carro, recolocação na carreira, evolução espiritual, o que lhe impede de alcançar o que deseja?
. Entre um ponto (A- estado em que você se encontra atualmente) e outro (B- estado desejado) há um caminho a percorrer. Caminhar exige movimento e ação. E para não se perder, o FOCO se torna ferramenta essencial. E é nessa lógica que o Coaching atua. Coaching é um processo sendo o Coach o profissional  facilitador de processos de mudanças.Coach é uma palavra inglesa de origem húngara (kocsi). Kocsi é uma cidade húngura que no século XV começou a produzir  carruagens que se tornaram cobiçadas pelo seu conforto. Levando em conta o simbolismo da palavra, Coach é o profissional que conduz o processo de Coaching (assim como a carruagem- que leva pessoas de um ponto a outro) onde a principal finalidade é auxiliar as pessoas a atingirem seus objetivos (pessoais ou profissionais) com auxílio de ferramentas específicas sempre partindo do pressuposto de que FOCO + AÇÃO= RESULTADO.
O fato é: Será que realmente você sabe o que tem que fazer para alcançar estado desejado ? E se realmente tem essa clareza, o que lhe  impede de chegar até lá (ponto B)?  Talvez a resposta para pergunta esteja na seguinte filosofia de Lao Tse (filósofo e alquimista chinês): Saber e não fazer é ainda não saber!
Há uma grande probabilidade de que o que esteja faltando seja  o FAZER, ou seja, a AÇÃO. O Coaching é conhecido com um processo de desenvolvimento pessoal (life coaching) ou profissional (executive coaching) que se embasa em ferramentas especificas onde os questionamentos, indagações, perguntas ocupam o carro chefe, pois são através delas que ‘aprendemos a aprender’, ou seja, nos tornamos conscientes de nossa força potencial e de nossos pontos a desenvolver que alimentam nossos impedimentos. Parte do pressuposto de que o foco não nos leva a lugar algum se não tivermos ação.
Sim, nesse caminho há obstáculos. A maior parte deles foi a mente humana que criou. Medo, sensação de incapacidade, de não merecer, de não conseguir são grandes obstáculos para se atingir o que se está desejando, pois estes sentimento alteram nosso FOCO, logo enfraquece nossa AÇÃO. Algumas ações simples tornam-se grandes desafios, por que alimentamos nossos monstros.  O PODER está em suas mãos. Viver no automático faz com que percamos o real objetivo de estarmos aqui. Por isso, acorde e TBC!

** Se você deseja saber mais sobre o Coaching, fique atento. Pois a CDL Cruz Alta está estruturando uma programação super legal que tem como foco principal o Coaching na Prática! Será em abril de 2013. Maiores informações: 55 3322 6184

O próximo post será continuação deste! AGUARDE!

IMAGEMS> http://lidinations.blogspot.com.br/2010/10/saia-da-zona-de-conforto.html
http://www.comediaoteca.com/2012/10/zona-de-conforto.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário