quarta-feira, 24 de novembro de 2010

O QUE VOCÊ SENTE POR VOCÊ?


O que você sente por você?
Amor?
Nojo?
Raiva?
Ódio?
Pena?
Saiba que o sentimento que você direciona a si mesmo define o grau de sua estima.
A auto estima é o conceito que se tem de si mesmo, o julgamento que fazemos dos nossos atos, do nosso corpo, dos nossos sentimentos e comportamentos. É o valor que se dá a si mesmo e a forma como tratamos a nós próprios
Quando se diz que o “fulano” está com a auto estima alta é por que ele se ama, ou seja, ele se agrada, se trata bem, trata bem seu corpo, pensamentos e prioridades. Mas, quando não nos amamos, queremos agradar mais aos outros do que à nós, com o objetivo de sermos aceitos pelo outro, rastejamos implorando por amor. Nesse sentido, abrimos mão de nossas prioridades, mal tratamos nosso corpo e nossa alma, não valorizamos nossos pensamentos e sentimentos. E a partir desses sentimentos negativos que começamos e entrar num ciclo vicioso de boicotes e auto-sabotagens, travando uma verdadeira guerra consigo mesmo.
Para quem não se ama, qualquer migalha está bom. Isto é, começamos a mendigar amor e valor, queremos que o outro nos dê aquilo que não conseguimos nos dar. Nesse sentido, a carência excessiva pode ser um sintoma de baixa auto estima. Pessoas com baixa auto-estima tem dificuldade de receber um elogio, não conseguem ver que são belas, nem por dentro, nem por fora e falam “tudo de errado acontece comigo” . Repetir queixas: “ Ele me dá pouca atenção!” ou “Ninguém olha pra mim” é sintoma de uma doença perigosa: a falta de amor próprio
Quem não se ama, não gosta de ficar em sua companhia, por isso exige e, muitas vezes, “obriga”, quase sempre por meio de chantagens, os outros (namorada (o), pais, amigos, etc) a estarem constantemente perto.
Tratar a falta de amor por si é um grande desafio e um trabalho árduo para os profissionais psicólogos pois as pessoas que tem dificuldade de se amar se boicotam constantemente. Tudo isso acontece por que não sabemos ouvir a nós mesmos e identificar nossas reais necessidades. Ouvir a alma é saber qual é nossa intenção básica, o que buscamos no ato de existir. Estar em paz consigo mesmo seria um dos principais e mais importantes objetivos de nossa vida. Por isso se namore antes de namorar, se valorize para ser valorizado e ofereça a você mesmo tudo aquilo que gostaria outra pessoa lhe desse: amor, carinho, proteção, colo, conforto, aconchego! E nunca esqueça: Somos tratados como nos tratamos !

FELIZ AMOR –PRÓPRIO!

Encerro este artigo com uma música que é uma GRANDE reflexão :

Há quanto tempo eu vinha me procurando

Quanto tempo faz, já nem lembro mais

Sempre correndo atrás de mim feito um louco

Tentando sair desse meu sufoco

Eu era tudo que eu podia querer

Era tão simples e eu custei pra aprender

Daqui pra frente nova vida eu terei

Sempre a meu lado bem feliz eu serei


Eu me amo, eu me amo

Não posso mais viver sem mim
Como foi bom eu ter aparecido

Nessa minha vida já um tanto sofrida

Já não sabia mais o que fazer

Pra eu gostar de mim, me aceitar assim

Eu que queria tanto ter alguém

Agora eu sei sem mim eu não sou ninguém

Longe de mim nada mais faz sentido

Pra toda vida eu quero estar comigo

Foi tão difícil pra eu me encontrar

É muito fácil um grande amor acabar, mas

Eu vou lutar por esse amor até o fim

Não vou mais deixar eu fugir de mim

Agora eu tenho uma razão pra viver

Agora eu posso até gostar de você

Completamente eu vou poder me entregar

É bem melhor você sabendo se amar!!!

ULTRAJE A RIGOR- EU ME AMO

Um comentário:

  1. Amiga e colega!
    Primeiro quero te parabenizar pelo lindo trabalho que vem desenvolvendo através deste Blog. Podendo auxiliar o outro , explanando o seu pensamento, sua percepção e conhecimento.
    Te admiro pela tua força, coragem e profissionalismo.
    Seu artigo muito rico e verdadeiro deixa uma reflexão clara do quanto o Ser não é ensinado a se amar. Através da clinica,principalmente, através dos depoimentos que ouvimos isso fica claro. Temos que aprender a nos amar, a nos respeitar, a nos valorizar, a nos dar aquilo que realmente precisamos sem colocar na mão do outro uma responsabilidade que é nossa. Todos os dias temos que ensaiar este amor até que ele faça parte de nós. Viver é um eterno aprendizado!
    Amiga
    Parabéns!!
    Conte sempre comigo nesta jornada!
    PAZ E LUZ
    Ândréa Amaro Corrêa
    Psicóloga

    ResponderExcluir