domingo, 3 de fevereiro de 2013

A IMPORTÂNCIA DOS SONHOS PARA A PSICOLOGIA


Foi no século 19 que os estudos dos sonhos se iniciaram com um caráter mais cientifico. Nessa época, Freud (médico judeu austríaco, pai da psicanálise) afirmou que os sonhos teriam algum significado e poderiam ser interpretados. Para, ele os sonhos satisfaziam nossos desejos reprimidos, socialmente inaceitáveis (principalmente sexuais) e/ou significava a necessidade de descarga de impulsos, objetivando o equilíbrio emocional.
Já Jung (psiquiatra suíço, pai da psicologia junguiana ou analítica, ex discípulo de Freud por justamente discordar de algumas idéias dele) acreditava que o sonho é ‘COISA VIVA’ é aquilo que ‘ele é’, sem disfarces. Representação espontânea do inconsciente, MANIFESTAÇÃO DA NATUREZA EMOCIONAL EM LINGUAGEM SIMBÓLICA. Jung não descartava a hipótese de que o sonho revelasse algum desejo secreto não aceito moralmente, mas que também ela poderia ter outras infinitas interpretações. Segundo ele, os sonhos podem ser feitos de verdade inelutáveis, restos diurnos, ilusões, fantasias, sentenças filosóficas, antecipações, visões telepáticas e muitas outras coisas. Dessa forma, o sonhador adquire os mais variados papeis dentro da cena do sonho, de espectador a ator. Isto quer dizer que TODAS AS PERSONAGENS DO SONHO REPRESENTAM ASPECTOS EMOCIONAIS PERSONIFICADOS DO SONHADOR (o sonho é do sonhador, e os personagens são ele, em diferentes posições psíquicas).
Descobrir os significados dos símbolos oníricos (dos sonhos) está longe de recorrer àqueles livros de definição de símbolos que encontramos nas bancas de jornal.  Jung era totalmente contra a interpretação mecânica dos sonhos, pois:
o       O símbolo geralmente tem mais de um significado
o       E o significado de cada símbolo está muito atrelado a história de vida de cada pessoa (o trem pode ter um significado positivo para uma pessoa e negativo para outra)..
 Jung tratava os sonhos como COMUNICAÇÕES CONTÍNUAS DO INCONSCIENTE, por isso é importante não sermos reducionistas nas interpretações. Sonhar com cobra nem sempre quer dizer que você será traído (como sugere os dicionários de símbolos encontrados nas bancas). A interpretação dos sonhos deve estar sempre associada à história do sujeito e as suas associações livres feitas em psicoterapia. 
Em suas experiências clínicas, Jung observou que os sonhos serviam de ferramenta para a busca do EQUILÍBRIO da psique (alma), desempenhando um papel COMPENSATÓRIO.  Para ele, o sonho seria uma reação de defesa (assim como a febre é para infecção no corpo físico)  com o objetivo regular/equilibrar as energias entre o consciente e o inconsciente.
A linguagem do sonho é complexa e jamais monótona, muita atenção quando se dispuser a interpretá-lo. Apesar de a interpretação do sonhador ser a principal, existem no sonho ricos elementos em múltiplos sentidos.  Estes elementos podem advir do seu inconsciente pessoal e também do inconsciente coletivo, inconsciente que banha todos nós no seu reino das imagens arquetípicas (imagens- primordiais e universais- comuns a todos os seres humanos, estruturas inatas incrustadas no inconsciente coletivo que servem de matriz para a expressão e desenvolvimento da psique).
Para entender melhor o INCONSCIENTE COLETIVO, anexo abaixo o MITO DO CENTÉSIMO MACACO:
 O Centésimo Macaco é o nome de um novo mito. Trata-se de história que apareceu, é repetida e serviu de tema literário apenas nos últimos vinte anos. Tem origem muito recente e, no entanto, como os mitos gregos a respeito da Guerra de Tróia, não está claro onde terminam os fatos e começam as metáforas. A história se baseia em observações científicas sobre colônias de macacos no Japão. A versão mais amplamente difundida escreveu-a por Ken Keyes Jr., que apresento a seguir em forma condensada e parafraseada.
Ao longo da costa do Japão, os cientistas estudam colônias de macacos habitantes de ilhas isoladas, há mais de trinta anos. Para poder manter o registro dos macacos, eles colocavam batatas doces na praia, para que os animas as comessem.
 Os macacos saíam das árvores para pegar as batatas e, assim, expunham-se a ser observados com total visibilidade. Um dia, uma macaca de 18 meses chamada Imo começou a lavar a sua batata no mar, antes de comê-la. Podemos imaginar que seu sabor tornava-se assim mais agradável, pois o tubérculo estava livre da areia e do cascalho e, talvez, ligeiramente salgada.
 Imo mostrou aos outros macacos de sua idade e à sua mãe como fazer aquilo; os animais jovens mostraram às próprias mães e, aos poucos, mais e mais macacos passaram a lavar as batatas em vez de comê-las com areia e tudo.
 No princípio, só os adultos que tinham imitado seus filhos aprenderam o jeito novo; gradualmente, outros também adotaram o novo procedimento. Um dia, os observadores perceberam que todos os macacos de determinada ilha lavavam suas batatas doces.
 Embora isso fosse significativo, o que foi ainda mais fascinante de registrar foi que, quando essa mudança aconteceu, o comportamento dos animais nas outras ilhas também mudou: todos eles agora lavavam suas batatas, e isso apesar do fato de que as colônias de macacos das outras ilhas não tinham tido contato direto com a primeira.
Fonte do Mito: http://www.vivenciaemcura.com.br/conteudoscomplementares/o100macaco.htm
 Leitura de apoio:
Revista  Psicanálise
Os arquétipos e o inconsciente coletivo- Jung
Fonte das Imagens:
http://boy-feelings.tumblr.com/post/6182069314/gosto-de-dormir-porque-dormir-me-faz-sonhar-e
http://ielementum.blogspot.com.br/2012/07/o-centesimo-macaco.html

3 comentários:

  1. Oi! kelli! Sonhei numa noite destas que eu estva dentro de uma casa que não era a minha e olhei por uma janela, vinha uma onda de água muito limpa que parecia ser do mar, e me parecia que aquela agua ia inundar a casa,e eu tive a impressão que iria morrer...porem quando a água entrou tudo ficou escuro, ainda no sonho pensei...será que morrer é isso...me sentia aliviada e feliz...vc pode me dizer o que significa esse sonho?
    sou amiga da tua tia rosanete
    Jack

    ResponderExcluir
  2. Oi Jack! Como falei no texto acima, os sonhos tem ligação direta com sua história de vida ou com o momento que estas passando. A casa, a água limpa e o escuro são símbolos fortes no seu sonho e tudo representa aspectos de vc, essa casa é vc, não poderei interpretar por que não a conheço, logo, não conheço sua história. Mas a sua interpretação dentro do momento em que estava vivendo quando teve esse sonho já é muito válida.Preste atenção nos sonhos que virão na sequência deste, e perceba se pode fazer associações. Se encontrar dificuldades, procure ajuda profissional com psicólogo! Grande abraço! Paz e Luz! Kelli

    ResponderExcluir
  3. Obrigado querida!!Teu blog é muit bom. A rosa ja tinha me falado! Todas as materias são de muita importancia para o nosso crescimento.
    Jack

    ResponderExcluir