segunda-feira, 4 de junho de 2012

ENURESE NOTURNA: Uma forma diferente de chorar!


A enurese é a falta de controle da micção (fazer xixi) em idade que em que isto já deveria ter ocorrido. Quando a perda deste controle é à noite, chama-se enurese noturna, também podendo ocorrer enurese diurna. A enurese é chamada de primária quando jamais foi obtido o controle urinário, e secundária quando já houve por, no mínimo, meio ano e foi perdido posteriormente.
Levando em consideração a estruturação orgânica, no geral, até os 4 anos de idade a enurese noturna (fazer xixi na cama enquanto dorme) pode ser considerada “normal”, pois a criança pode ainda não ter bem definido o controle dos esfíncteres. Em todos casos, é importante buscar orientação médica e, uma vez excluídas as causas orgânicas (genética ou resultado de uma doença adquirida), resta analisarmos as emocionais.
Mesmo sendo fisiologicamente normal até os 4 anos é importante sempre estar atento as questões emocionais envolvidas no processo. È comum esse sintoma mostrar as caras em situações onde a criança sente ciúmes, pressão ou estresse. Como por exemplo, o nascimento de um irmãozinho, o início da fase escolar, perda de um ente querido, abuso sexual, sentimento de falta de atenção dos pais, quando enfrenta desafios ou exigências etc.
Analisando a simbologia emocional do sintoma, fazer xixi fora de hora e contexto pode ser uma maneira diferente de chorar. “Não chora por cima, chora por baixo.” Também pode ser interpretado como um ‘desaguar’ ou ‘liberar’ a pressão vivida no dia.
Os pais devem ficar atentos e questionar a sua atuação com o filho e ao comportamento da criança: está cobrando, pressionando demais? Seu filho apresenta sintomas de estresse? Exijo muito do meu filho? Estou dando pouca atenção a ele? Como meu filho fica diante de desafios? Quais são seus medos? Muitas vezes, não se consegue identificar as respostas para tantas perguntas sozinho. E aí nasce a necessidade de buscar ajuda profissional com psicólogos e pediatras.
“Fazer xixi na cama” causa constrangimento na criança e ansiedade familiar, por isso é importante as estratégias comportamentais que serão adotadas.  Na área da psicologia, estudos dizem que não se deve supervalorizar o xixi nem castigar a criança por ter molhado a cama. O essencial é valorizar quando a criança acorda na cama sequinha, o conhecido reforço positivo.

ATENÇÃO ADULTOS: Não é só criança que faz xixi na cama não, adolescente e adultos também são acometidos pelo sintoma, geralmente por causa emocional. Nesses casos leve em conta a simbologia do sintoma: analise o que te faz chorar!

3 comentários:

  1. Pois é, colega... Como é difícil pra pais que não tem este conhecimento e acabam sobrecarregando a criança com cobranças e em vez de melhorarem a situação, pioram. Fazer xixi na cama pode se tornar num trauma e num estresse maior do que o que levou a criança a este ato inconsciente. Por isso a importância de ouvir a criança e dar atenção a ela, às fantasias que elabora e que acabam gerando tensão, aliviadas quando está dormindo.
    Este é um tema tão comum, mas que geralmente não é tratado da forma correta. É sempre bom esclarecimentos como este que você postou.

    Beijos!
    Deise Jardim
    Psicóloga e Terapeuta de EMDR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, colega e amiga Deise...Fazemos nosso papel te também levar informação! Bjão

      Excluir
    2. Estou com esse problema,sonho k estou urinando e tento no sonho certificar se eh real ou não...ja aconteceu 3 vx...estou vivendo uma situação stressante com meu filho de15 anos,porque isso?

      Excluir