sábado, 19 de novembro de 2011

A dificuldade de ‘curtir’ e 'não curtir' !













Em tempos de internet o verbo curtir ou ‘like’ (gostar em inglês) se tornaram mais utilizados. Curtimos (estou incluída nisso) pessoas, textos, fotos, charges, reportagens e também um monte de besteiras. Mas hoje quero falar sobre a dificuldade que a maioria das pessoas tem de curtir a si mesmo, o momento presente, o que se apresenta, o aqui agora.


Curte-se mais a grama (mais verde) do vizinho do que a sua. O sujeito moderno apresenta a tendência de estar mais focado no que a massa esta fazendo do que no que realmente quer fazer, por isso, quando curte algo , inclusive no face, deve-se pensar se está curtindo por que acredita ou está curtindo o que a massa curte. Deve haver coisas que não se curte, não se pode curtir tudo. Bem que podia ter um ícone “não curti”, pois quem cala (não clica), consente, não acham?


A dificuldade real que se apresenta é de identificar o que gosta ou que não gosta. O que você gosta de fazer? Em que momentos encontra bem estar? Com quem gosta de conviver? Em que lugares e com quais pessoas encontra sensações de felicidade? E o inverso: Que lugares você na gosta de freqüentar, que pessoas você não tolera? Onde você não se sente bem? O que você não gosta? Por que você não gosta? As respostas para essas perguntas irão definir a identidade e a personalidade do sujeito. Só que não tão fácil assim quanto parecer. Para se ter a clareza do gostar e não gostar é necessário um mergulho profundo no EU. É preciso focar a atenção em si mesmo e se diferenciar (des – misturar) do todo! É o tal do AUTOCONHECIMENTO.


Uma maneira de começar é ter um olhar critico a respeito de si mesmo e das suas ‘curtições’ e preferências. Fazer uma lista do que gosta e que não gosta, prazeres e desprazeres, facilidades e dificuldades também ajuda. Mas não tão fácil quanto parece. Entra-se em muitas contradições. Mas o ser humano é mesmo assim, cheio delas!


Vamos fazer a “listinha”?

GOSTO---------------------------------------------------NÃO GOSTO

O que gosto em mim?-------------------------------------O que não gosto em mim?
O que gosto de fazer?-------------------------------------O que não gosto de fazer?
De quem eu gosto? ---------------------------------------De quem eu não gosto?