sábado, 1 de janeiro de 2011

Sonhos, planos e metas para 2011


Entrevista: Rômulo Seitenfus Para: Jornal Estilo

A Psicóloga Kelli Guidini fala de planos, sonhos e metas para 2011. É importante esboçar estratégias para realizar os sonhos? Até que ponto é saudável pensar grande? Ideias de positivismo são realmente importante? Como lidar com as frustrações do ano que findou? Para refletir nesta virada de ano, conversamos com a terapeuta. E ela garante. Ter um planejamento estratégico é fundamental!


É importante fazer planos e metas na virada do ano?

Sim, é muito importante, mas tudo dentro das nossas limitações humanas. Devemos respeitar nossos limites não nos impondo sonhos grandes demais para nossa força emocional e física. Ao mesmo tempo que, é importante fazer uma listinha de tudo, realmente tudo, o que e quem você deseja, e/ ou não deseja para 2011. Mas vale tudo! Sentimentos, pessoas, emoções, coisas materiais, pensamentos! E é a partir dessa listinha que você fará uma pré-seleção, priorizando o que na fase da sua vida é mais essencial. Não invente querer tudo ao mesmo tempo e não tenha a pretensão de querer realizar tudo em 2011. Geralmente, nessa listinha há desejos que você só irá realizar daqui um bom tempo, pois há a necessidade, não só dos anos passarem, mas de você também se tornar mais maduro a ponto de conhecer suas potencialidades e limitações.

Até que ponto é saudável sonhar?
Você consegue fechar os olhos e se projetar no futuro? Consegue se imaginar fazendo ou sendo o que deseja em 2011? Como você se imagina física, psíquica e espiritualmente no próximo ano? Se você conseguiu fazer esse exercício de imaginação você também tem grande possibilidade de realizar esses desejos. Sonhar é o principio de tudo. Sonho é o nome que damos ao nosso desejo, a nossa vontade e inclusive às nossas necessidades. Sonhar é preciso! Percebo hoje muitas pessoas com dificuldades de sair do solo firme e ousar dar asas à imaginação. O fato de se permitir sonhar ou pensar em se curar de uma doença, já muda toda a realidade (interna e externa) dessa pessoa. Pesquisas científicas comprovam o poder da crença, da fé e do sonho. Sonhar é sim saudável, mas viver só de sonhos não. De nada valem os sonhos se não corrermos atrás e realizá-los. Costumo sempre utilizar um ditado muito sábio do qual desconheço o autor que é o seguinte: “Saber e não fazer é ainda não saber”. Isso quer dizer que de nada adianta ter ideias ou vários sonhos se você não fizer nada com eles. Qualquer sonho é possível, desde que você acredite nele, tenha força (emocional, física e espiritual), perseverança, fé em si mesmo e em DEUS e, boas doses de esforço.

Planejar o futuro e esboçar estratégias para conquistar os planos faz parte do sucesso?
Sim. Ter um planejamento estratégico pessoal, ou seja, esboçar objetivos, metas e estratégicas é muito importante para organizar nossos desejos e também priorizá-los. Mas é sempre importante ter muito cuidado e estar sempre atento ao meio termo, pois planejamento levado a sério demais vira neurose. E qualquer meta não alcançada se transforma em um drama, uma grande frustração e perda de energia para seguir em frente. O papel do planejamento deve ser de norteador e não de definidor da vida, até por que estamos a mercê de forças bem maiores, contratempos, imprevistos e mudanças de planos. O verdadeiro sucesso reside em não desistir dos sonhos, nesse contexto o ditado “Querer é poder” tem grande valor, pois quando realmente queremos algo, vamos a luta, caímos, levantamos, esmorecemos, mas continuamos firmes em nossos propósitos. Lembre-se: não vivemos num conto de fadas, aqui, se quer realizar um desejo não tem que esfregar a lâmpada. Tem que suar a camiseta!

Como lidar com as frustrações do ano que passou?
As frustrações são e sempre serão necessárias para fazermos uma análise se nossas metas e sonhos são realmente atingíveis. Ou seja, devemos nos fazer a seguinte pergunta: se dedicarmos todas as forças e colocarmos em prática todos os nossos conhecimentos e habilidades, alcançaremos essa meta? É a partir da resposta dessa pergunta que nos deparamos com nossas limitações (essencialmente humanas). As frustrações podem sinalizar que não nos dedicamos tanto quanto precisávamos ao nosso sonho, que nosso sonho tem tamanho desproporcional a nossa capacidade ou realmente que não era o tempo exato para alcançá-lo. Então quando a frustração ocorre é o momento exato de se questionar: dei tudo de mim? A pressa ou o excesso de acomodação me prejudicou? Preciso dividir meu desejo em vários menores para poder realizá-lo? As respostas dessas reflexões geram sempre um rico aprendizado, pois entramos em contato com nós mesmos.

É importante comemorar as conquistas do ano que findou?

Sem dúvida alguma, as conquistas devem ser sempre comemoradas, independente do tamanho que você dá a elas. Se você passou de ano na escola, se comprou um carro, se conquistou seu grande amor, se teve seu primeiro filho, se venceu uma doença dita incurável, se conseguiu sair de casa depois de uma longa crise de pânico, se tomou banho de chuva, se ouviu um elogio inusitado, tudo isso é conquista e deve ser sim valorizada e comemorada, mas não fique esperando que os outros dêem o devido valor ou o reconheçam por tudo isso, porque o valor das suas conquistas é você quem dá. É incrível como a maioria das pessoas encontram dificuldades em identificar suas conquistas ou reduzem elas a nada. O negativismo as impedem de vibrar, sorrir e reconhecer o que e quem conquistamos todo dia!! Portanto não permita que a sombra do negativismo (expresso todos os dias nos telejornais) o impeça de sentir e sonhar! Nunca deixe de vibrar por seus desejos realizados, pois a energia dessa vibração ajudará na realização dos próximos! Desejo a você que, em 2011 sonhe, acredite e realize, mas que também consiga extrair grandes aprendizados das frustrações!